Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Pé chato - dúvidas mais comuns

O pé chato é uma condição que pode alterar o nosso equilibrio e causar problemas posturais. Conheça algumas das dúvidas mais frequentes.

O pé plano, ou mais vulgarmente conhecido por pé chato, é uma condição que afecta um em cada cinco pessoas, isto para os países desenvolvidos.

Das principais causas está o excesso de peso e o uso de calçado desajustado na infância.

O pé chato é uma deformação de um ou dos dois pé, e é caracterizado pela redução ou desaparecimento do arco natural da sola do pé.

Em consequência desta alteração, a carga exercida pelo peso corporal é redistribuído, dando a origem a problemas posturais.

No caso de sofrer desta condição, tanto o jogging, como as simples caminhadas, realizadas com calçado inapropriado, podem provocar hiperpronação do pé fazendo com que o eixo do tornozelo vire para dentro.

Um dos sinais visíveis é o desgaste mais rápido da parte externa da sola.

Como os níveis de deformação diferem de pé para pé, o desalinhamento dos tornozelos leva a alterações no nosso esqueleto, resultando em más posturas. Existe no entanto calçado adaptado que evita essas situações

Posso calçar sapato com sola rasa?

As pessoas que sofrem de pé chato não devem usar sapatos baixos de sola rasa, optando por calçado que garantam um suporte e apoio extra para o pé.

Os sapatos devem estar sempre bem apertados, para não deixar o pé à vontade, ‘oscilando” para os lados

Palmilhas ortopédicas são solução?

As palmilhas ortopédicas podem ser uma opção viável caso necessite de usar sapatos com sola rasa, garantindo um suporte adicional para o seu pé.

É importante não esquecer que a palmilha rouba sempre um pouco de espaço ao calçado, tornando o sapato mais estreito.

Posso correr com pé chato?

Sim pode. No entanto requer claramente o uso de calçado especial para a prática da corrida.

Além disso, deve ser um calçado que apoia o arco do pé sem, no entanto, criar amortização excessiva,

Existem alguns exercícios para resolver o pé chato?

Infelizmente, não há nenhum exercício especial capaz de resolver o problema do pé chato. Existem sim, exercícios que conseguem reduzir os sintomas da dor, caso as tenha, melhorando a resistência do pé, que é especialmente importante os corredores e para as pessoas que trabalham de pé.

Os exercícios para as pessoas com pé chato, pressupõem a combinação de caminhada e corrida com os pés descalços na areia, andar em ponta dos pés, caminhar na borda exterior e interior da planta (alternadamente), assim como o desenvolvimento da mobilidade dos dedos dos pés de várias formas.

Intervenção cirúrgica é uma solução?

As cirurgias tradicionais para corrigir o pé chato são bastante complexas e apenas recomendada em casos extremos.

No entanto, nos últimos anos, os Estados Unidos vão já realizando operações de última geração, que requerem apenas algumas semanas.