Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Mirtilos - saiba quais são seus benefícios

É a notícia ideal para esta época de 'pecados' de gula. Um estudo finlandês vem demonstrar que o consumo de mirtilos silvestres combate o excesso de peso, a tensão arterial e os níveis de glucose, alem de reforçar o sistema imunológico.
É a notícia ideal para esta época de ‘pecados’ de gula. Um estudo finlandês vem demonstrar que o consumo de mirtilos silvestres combate o excesso de peso, a tensão arterial e os níveis de glucose, além de reforçar o sistema imunológico.

Os mirtilos silvestres ajudam a diminuir os efeitos adversos de uma dieta desequilibrada e com elevado consumo de gorduras ou açúcar, revela o estudo da Universidade da Finlândia. 

A investigação demonstra, pela primeira vez, que estas bagas têm um efeito positivo e efetivo no controle da tensão arterial e da resposta inflamatória do corpo – duas situações comprometidas quando há excesso de peso ou uma alimentação desequilibrada.



Para chegar a esta conclusão, a equipa alimentou, durante três meses, um grupo de ratinhos com uma dieta rica em gorduras. Alguns destes animais consumiram uma dieta idêntica mas que incluía 10 por cento de mirtilos silvestres.

Os investigadores avaliaram depois os efeitos das duas dietas verificando a resposta inflamatória das células e os níveis de citocinas (proteínas que produzem anticorpos). A equipa analisou também a pressão arterial, os níveis de glucose, a sensibilidade à insulina e o peso do corpo.

Os testes confirmaram que os ratinhos que apenas tinham comido uma dieta rica em gorduras registavam um aumento acentuado do peso, bem como uma deterioração dos outros indicadores.

Já os outros ratinhos, que adicionaram mirtilos silvestres à sua dieta, ficaram com o sistema imunitário reforçado e diminuíram os níveis de inflamação do organismo, além de terem registado uma pressão arterial mais baixa e de terem conseguido manter um peso mais estável.

Em comunicado de imprensa, a equipa responsável pelo estudo publicado este mês no jornal Plos One, salienta que os benefícios dos mirtilos silvestres estão associados aos elevados níveis de polifenóis destes frutos, que são bastante mais elevados do que os polifenóis encontrados noutros frutos, nomeadamente nos mirtilos comerciais.