Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Kiwi

BENEFÍCIOS
• Óptima fonte de vitamina C.
• Boa fonte de potássio.
• Fornece fibras solúveis, que podem ajudar a baixar os níveis de colesterol do sangue.

Este fruto de casca penugenta e forma de ovo é originário da China, motivo pelo qual era conhecido no passado por groselha-da-china. No entanto, só se tornou popular no início do século passado, altura em que começou a ser cultivado na Nova Zelândia, onde foi rebaptizado com o símbolo deste país, o kiwi, uma ave não voadora. Apesar disso, até há relativamente pouco tempo o kiwi só esporadicamente se encontrava, mas hoje já é produzido comercialmente em muitos países, nomeadamente em Portugal.
A polpa tenra do kiwi, de um verde vivo e toda ela comestível, incluindo as minúsculas sementes, é uma óptima fonte de vitamina C, um nutriente essencial para a produção de colagénio, uma proteína necessária para a manutenção de pele, ossos, cartilagens, dentes e gengivas saudáveis e para uma adequada cicatrização dos tecidos.
A vitamina C é igualmente importante para o fortalecimento e bom funcionamento do sistema imunitário e ainda para a produção de noradrenalina, um neurotransmissor que regula o fluxo do sangue, e de serotonina, um outro neurotransmissor, que ajuda a promover o sono. Um único fruto fornece mais que a dose recomendada desta vitamina para um adulto.
Os kiwis são também uma boa fonte de potássio, mineral que contribui para contrariar as consequências do elevado teor de sódio característico da dieta ocidental normal, tendo vindo a ser associado a uma tensão arterial equilibrada.
O kiwi também fornece quantidades razoáveis de fibras solúveis, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol do sangue; quando as gorduras são digeridas, as fibras solúveis ligam-se ao colesterol, que é, desta forma, expelido como resíduo, em vez de ser absorvido pelo organismo.
O teor de açúcar do kiwi é de cerca de 10%, e um fruto de tamanho médio fornece aproximadamente 29 calorias. O sabor do fruto varia entre doce e ácido, dependendo do seu estado de maturação. O kiwi é utilizado com muita frequência como guarnição em bolos e sobremesas, como, por exemplo, tartes, pelo aspecto decorativo, em saladas de fruta e ainda em pratos principais, ligando particularmente com aves.

SAÚDE E ESTÉTICA À SOBREMESA
Os kiwis são frutos extraordinariamente decorativos. Têm também a vantagem de, mesmo descascados, não perdem a cor em contacto com o ar. Além disso, um kiwi fornece tanta vitamina C como uma laranja.