Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Como devemos prevenir a diabetes

Manter um peso adequado, actividade física e uma alimentação equilibrada é fundamental para prevenir uma doença temível chamada diabetes tipo 2.

Na verdade, combater a obesidade continua a ser a melhor maneira para prevenir esta doença e mesmo para melhorar o nível de saúde e de vida de quem já sofre de diabetes. Neste caso, o equilíbrio alimentar e a prática de exercício moderado são mesmo fundamentais para aumentar a esperança de vida e a saúde destes doentes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula-se que 9% da população mundial sofre de diabetes e estima-se que dentro de vinte anos esta doença seja a sétima causa de morte no mundo. A Federação Internacional da Diabetes refere que cerca de 400 milhões de adultos padecem de diabetes.

Esta doença é caracterizada por um disfunção crónica que decorre da deficiência de produção de insulina ou pela resistência à acção da insulina, que equilibra os níveis de açúcar no sangue. A diabetes pode ser causada por factores genéticos ou por causa de maus hábitos de vida, precisamente a obesidade, o sedentarismo e até o stresse.

Combater a obesidade, manter um bom equilíbrio alimentar e ser activo pode reduzir em cerca de 60% o risco de desenvolver diabetes.