Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Benefícios do Funcho

O funcho de nome científico Foeniculum vulgare é uma planta medicinal com uma papel bastante importante na cultura alimentar de vários países europeus, sobretudo na França e Itália.
 
O funcho é também conhecido por anis doce ou erva doce. É também muito apreciado desde a antiguidade por países como a China, Egipto e Ásia e isto tudo deve-se às suas importantes fontes medicinais a que está associado.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas
O funcho é composto por bolbo, caule, flores e as suas sementes e está inteiramente relacionado com a cenoura, salsa, endro e coentro. Pode atingir cerca de dois metros de altura e o seu sabor aromático é único, sendo muitas vezes confundido com o anis.
O funcho apresenta uma textura crocante e estriada e é muito semelhante ao aipo. Trata-se de uma planta que tanto pode ser consumida crua como cozida.
É uma maravilhosa planta indicada para tratar espasmos gastrointestinais, flatulência e secreção nas vias respiratórias. Derivado das suas propriedades medicinais, funciona como um excelente anti-inflamatório, antiespasmódico, anti-reumático, antibiótico e expetorante.
O funcho apresenta muitos benefícios para a nossa saúde, dos quais se podem destacar os seguintes: rico em fibra, vitaminas, proteínas, gorduras, hidratos de carbono (carbohidratos), abre o apetite, estimula a digestão, aumenta o leite materno, combate diarreias, apresenta efeitos diuréticos (ajuda a emagrecer) e combate a tosse.
O seu consumo excessivo pode provocar o aborto espontâneo. Se cozer a raiz do funcho vai ajudar a eliminar líquidos e atua com um maravilhoso relaxante muscular. É também bastante utilizado o funcho para fortalecer os nervos, em casos de asma e inflamações nos olhos.
O funcho é rico em água, glúcidos, lípidos, proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B, e vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio, e zinco, sendo que todos estes elementos assumem importância para o bom funcionamento do organismo e da saúde.

Chá Medicinal
Se optar por tomar chá de funcho, esmague uma colher de sementes para cada 250 ml de água fervida e deixe arrefecer durante dez minutos antes de tomar. Pode adicionar uma colher de mel se o seu problema está relacionado com as vias respiratórias ou sem adoçar se for caso de flatulência. Tome três a cinco chávenas de chá de funcho por dia.

O chá de funcho é responsável por aliviar enjoos, reduzir gazes, ajudar na digestão, prevenir a azia, apresenta efeitos laxantes e ajuda a aumentar o leite às mulheres que amamentam.

O chá de funcho é utilizado praticamente como um remédio caseiro e para além das propriedades digestivas a que está associado é também utilizado no combate à azia (Ler: Chá de Funcho para Azia). Deve consumir o chá o mais natural possível, para que o mesmo não contribua para agravar a situação e não anule os benefícios associados a este.

Aconselha-se mesmo com ausência de qualquer sintomas de azia que consuma este chá na mesma, porque ajuda a prevenir este problema e a prevenir outros relacionados com o sistema digestivo.
O funcho pode também ser utilizado em várias receitas para fins culinários, sobretudo para temperos de saladas, sopas, na preparação de pratos picantes, com molho de tomate e até mesmo para estufados.

Apresenta também alguns benefícios para perfumarias, uma vez que os óleos essenciais do funcho são utilizados para pastas dentífricas, champôs e sabonetes.