Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Chá de Cravo

As famosas e tradicionais “receitas da avó” muitas vezes nos salvam de diversas dores e problemas do dia-a-dia. Os chás são um bom exemplo disso, pois sempre que estamos com algum tipo de dor, geralmente estomacal, são para os chás que recorremos. O chá de cravo é um remédio caseiro que ajuda na digestão, além de possuir um aroma muito característico. Esse chá pode ser utilizado de diversas formas dependendo o caso, podendo ser absorvido como uma bebida ou, até mesmo, para fazer compressas e higienização do corpo e de objectos em geral.
O cravo possui um ingrediente chamado eugenol, que é um óleo responsável pelo seu aroma. Ele é utilizado em perfumes, cigarros, preparo de alimentos e até mesmo em produtos odontológicos. Além disso, o eugenol possui propriedades anestésicas e anti-sépticas. O chá de cravo, por sua vez, é muito utilizado para controlar as dores abdominais. Ele possui efeitos analgésicos e actua de maneira eficaz para aquelas pessoas que sofrem com diversas chateações no estômago.

Além disso, este chá estimula o fluxo de sangue, produção de saliva e secreções gástricas, o que auxilia na digestão. A bebida também possui qualidades anti-eméticas, ou seja, que combatem a náusea. Ele também tem sido muito utilizado para acabar com parasitas intestinais, bactérias e infecções por fungo. Qualquer pessoa pode ingerir este chá, com excepção de grávidas, que devem optar por chás mais claros como erva doce por ser efeito calmante.

O chá de cravo, quando gelado, também pode ser utilizado para a limpeza das mãos, pois limpa a pele e deixa um agradável aroma. Algumas pessoas utilizam-no para lavar o rosto no intuito de reduzir a oleosidade e diminuir as acnes. Esse chá frio também pode ser usado para limpar diversas áreas da casa, como bancadas e locais onde são preparados os alimentos.

Além de todas essas formas de uso, o chá também pode ser aplicado na maneira de compressa, devido a seus efeitos analgésicos podem aliviar várias dores, até mesmo as musculares. Quando há apenas um inchado na lesão, você pode fazer compressas com o chá gelado, mas para uma dor artrítica, o melhor mesmo é usar o chá quente. Muitas são as maneiras de utilizar este chá além da ingestão da bebida. Não dá para dizer que as avós não estavam certas quando diziam que os chás realmente resolvem (quase) tudo.
Como se prepara um chá de cravo para NÁUSEAS

Ingredientes

1 colher (chá) de cravo-da-índia
1 colher (café) de canela em pó
2 copos (250ml cada) de água

Modo de Preparo

Leve todos os ingredientes para ferver por 15 minutos. Coe e tome 1 xícara (café) de 2 em 2 horas, até melhorar.

Como se prepara um chá de cravo para INFLAMAÇÃO NA GARGANTA E ROUQUIDÃO

Ingredientes

4 dentes de alho picados
1 canela em pau
1 colher (café) de cravo-da-índia
1 colher (sopa) de mel
1 copo (250ml) de água.

Modo de Preparo

Leve a água para ferver. Desligue, adicione as ervas e deixe descansar por 10 minutos. Coe e faça gargarejo com o chá morno, 4 vezes ao dia.