Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

E.COLI - o que deve saber

A Escherichia coli (pronúncia: /eskerikia koli/; também conhecida pela abreviatura E. coli)

O que é a E. coli?
A E.coli vive nos intestinos dos animais e dos humanos. A maioria destas bactérias é inofensiva, todavia, algumas produzem toxinas que causam dores abdominais agudas e diarreias. É o caso da estirpe detectada na Alemanha - 0104:H4 - pelos investigadores o Centro Médico da Universidade Hamburg-Eppendorf, em colaboração com cientistas do Instituto Genómico de Pequim.

• Como se propaga?
As variantes nocivas para as pessoas surgem quando a bactéria chega aos alimentos que habitualmente consumimos. A carne bovina é o principal foco de infecção, principalmente quando é "mal passada". Porém, a bactéria também pode estar nas tetas das vacas, o que pode contaminar o leite. Para além destes focos de infecção mais comuns, a bactéria pode chegar aos vegetais que estiveram em contacto com terra, fezes ou água contaminada.

• Quais os sintomas?
Regra geral, surgem sete dias depois da infecção. As cólicas abdominais são o primeiro sinal. Poucas horas depois, começa a diarreia com sangue, que dura entre dois e cinco dias. Pode ainda haver febre baixa (ocasionalmente), náuseas e vómitos.

• Principais Complicações?
Na maioria dos casos, o quadro clínico é simples, apenas de diarreia com sangue, sem sequelas. Na estirpe agora detectada, tem-se desenvolvido, porém, uma síndrome hemolítica urémica - um quadro mais grave, que conduz à transmissão da toxina para os rins e pode ser fatal, levando à destruição das células vermelhas do sangue e da ocorrência de insuficiência renal.

• Como nos podemos proteger?
No caso dos vegetais, lave-os correctamente com um produto adequado, principalmente quando consumidos crus. Limpe muito bem a bancada (com água quente e detergente) e os utensílios utilizados na confecção das refeições.◆