Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Bananas

BENEFÍCIO
• Ricas em potássio.

INCONVENIENTE
• Quando verdes, provocam gases.

Saudáveis, alimentícias e convenientemente embaladas, as bananas constituem uma refeição ligeira ideal. Cultivadas na maioria das regiões tropicais e subtropicais do Globo, são colhidas ainda verdes, começando a amadurecer durante o transporte.
Muitas não estão ainda completamente maduras quando são vendidas e, neste caso, devem ser guardadas à temperatura ambiente até amadurecerem. Depois, conservam-se bem durante quatro ou cinco dias. Se forem guardadas no frigorífico ou embrulhadas em jornal, a casca pode ficar castanho-escura, mas o seu interior conserva-se fresco, firme e de cor creme.As bananas verdes contém amido resistente – o intestino delgado não consegue digeri-lo – que fermenta no intestino grosso e causa gases intestinais. Como a maior parte do amido se transforma em açúcar com o amadurecimento, as bananas maduras são mais doces e muito mais fáceis de digerir.
Esta qualidade, aliada ao facto que raramente causarem reacções alérgicas (embora possam provocar enxaquecas em alguns adultos), justifica que as bananas maduras sejam um dos primeiros alimentos sólidos dados aos bebés. São também utilizadas para tratar as perturbações gástricas das crianças.
Talvez devido à textura macia da polpa das bananas, muitas pessoas que sofrem de úlceras do estômago consideram-nas um alimento suavizante. Estudos feitos neste sentido aventam que as bananas poderão estimular a formação de células e a produção de muco no revestimento do estômago, pelo que, ao espessar as paredes deste órgão e selar a sua superfície, as bananas ajudam a cicatrizar as úlceras existentes e a evitar o aparecimento de novas. No entanto, não existem ainda provas suficientes para confirmarem esta teoria.
As bananas são uma boa fonte de potássio, fundamental para as funções muscular e nervosa e benéfico para regular a tensão arterial. Possuem ainda um alto teor em açúcar natural, que penetra rapidamente na circulação sanguínea, pelo que muitos atletas, especialmente tenistas, comem bananas antes e durante as competições.