Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Tabaco

FUMAR ACELERA PROGRESSÃO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA
Mais uma razão para deixar o vicio

FUMA? Está a pensar deixar de fazê-lo? Aqui vai mais uma boa razão para largar os cigarros. Um estudo recente revelou que os fumadores que sofrem de esclerose múltipla têm uma progressão muito mais rápida da doença.
Os investigadores de uma universidade dos EUA realizaram um estudo contando com a colaboração de 1465 doentes com esclerose múltipla, com uma média de idades de 42 anos. Deste total, 257 eram actuais fumadores e 780 nunca tinham fumado.
No início da investigação, os cientistas verificaram que os fumadores tinham uma maior probabilidade de desenvolverem a forma progressiva da doença, ou seja, o paciente sofre um agravamento gradual dos sintomas, ao contrário do que acontece na forma mais recorrente, em que os sintomas aparecem em períodos intermitentes.
Para verificar estes primeiros resultados, os investigadores acompanharam 891 pacientes durante 3 anos. O estudo revelou que a progressão da doença para uma forma mais acelerada foi mais rápida nos fumadores do que nos não fumadores, mas semelhante entre fumadores e ex-fumadores.

FONTE: Virgínia Alves in notícias Sábado