Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Chás de ervas aromáticas

Certas infusões de plantas usadas pelas medicinas alternativas podem conter substâncias potencialmente nocivas – as mulheres grávidas não as devem tomar. Os alcalóides de pirrolizidina, por exemplo, presentes em mais de 300 espécies vegetais, incluindo a consolda, têm sido associadas a lesões no fígado. Assim, o chá de consolda só deve ser usado com objectivos medicinais.



Estes chás, tisanas ou infusões, preparados com folhas, as flores e os frutos de muitas plantas, têm vindo a tornar-se cada vez mais apreciados. A muitos deles são atribuídas virtudes medicinais, apesar de ainda haver poucas provas cientificas que justifiquem tais afirmações. Existe actualmente à venda em lojas dietécticas, ervanárias e supermercados uma gama vastíssima de chá de ervas, mas os remédios à base de ervas podem ser preparados de forma fácil e segura em casa. Calcule uma colher de chá da planta seca (ou duas de folha fresca) por chávena. Deite água a ferver por cima, tape e deixe em infusão cerca de 5 minutos; passe pelo passador antes de beber. Pode adoçar o chá com mel ou com açúcar.


(clic na imagem para ver melhor)


O CHÁ DE CAMOMILA - é desde há muito utilizado para aliviar a indigestão, acalmar os nervos e reduzir a ansiedade. Diz-se também que ajuda a induzir o sono. Pachos de algodão embebidos no chá arrefecido têm um efeito acalmante quando aplicados sobre olhos inflamados, com prurido ou cansados.
O CHÁ DE FOLHAS DE TARÁXACO - ou dente-de-leão, pode ser um diurético eficaz, ajudando a eliminar líquidos em excesso.
O CHÁ DE FLOR DE SABUGUEIRO - é reconfortante em casos de gripe, catarro ou dores nos seios perinasais; dizem que é anti-inflamatório e faz transpirar. Também é útil para problemas de pulmões e alivia a febre-dos-fenos.
O CHÁ DE SEMENTES DE FUNCHO - ajuda á digestão devido à presença de uma substância rica em anetol, reduzindo náuseas e aliviando a distensão do abdómen devido a gases. Se for tomado pela mãe em período de amamentação, diz-se que aumenta o fluxo de leite e ao mesmo tempo alivia as cólicas ou gases do bebé. Pensa-se que as sementes de funcho estimulam a menstruação, devendo por isso ser evitadas por mulheres grávidas.
O CHÁ DE FLOR DE ALFAZEMA - é uma bebida relaxante; deve ser tomado antes de deitar para ajudar a induzir o sono.
O CHÁ DE ERVA-CIDREIRA - que é melhor se for feito com folhas frescas, alivia a tensão sem provocar sonolência. Também pode ajudar a digestão, acalmar os nervos e alívia estados febris.
O CHÁ DE FLOR DE TÍLIA - é calmante. Diz-se que alivia dores de cabeça de stress, diminuindo a agitação, reduz a tensão nervosa e ajuda a dormir. Foi usado pelos médicos durante a II Guerra Mundial como tranquilizante suave. Também pode baixar a febre nas constipações e gripes.
O CHÁ DE FOLHA DE URTIGA - é um tónico que contém vitaminas e minerais, incluindo ferro. Pode atenuar reacções alérgicas, como febre-dos-fenos e urticária.
O CHÁ DE FOLHAS DE HORTELÃ-PIMENTA - é óptimo para beber depois de uma refeição substancial, pois ajuda a digestão e alivia a flatulência. Pode ajudar a controlar náuseas e é útil para tratar constipações e gripe, sobretudo quando combinado com flor de sabugueiro.
O CHÁ DE FOLHA DE FRAMBOESA - é ligeiramente adstringente, podendo ser usado como elixir oral ou colutório em infecções de garganta. Diz-se que, bebido regularmente durante as últimas semanas da gravidez, reduz a duração das dores e facilita o trabalho de parto. Contudo, não deve ser tomado no início da gravidez, pois pode provocar um aborto.
O CHÁ DE ALECRIM - é tomado geralmente como revigorante de manhã ou em períodos de cansaço. Pode aliviar dores de cabeça e problemas de indigestão. Diz-se ainda que pode melhorar a memória e o estado de humor.
O CHÁ DE CINORRODO - fruto da silva-macha, esmagado e picado, é rico em vitamina C e diz-se que pode ajudar a evitar constipações e infecções. Se juntar a este chá umas gotas de sumo de limão ou um pedaço de casca de limão, realça o seu sabor suave.
O CHÁ DE TOMILHO - é recomendado para todos os tipos de infecções, incluindo constipações, gripe, bronquite, dores de ouvidos e sinusite. Também se diz que alivia o mal-estar causado por indigestão e levanta o moral.

HISTÓRIAS SOBRE O CHÁ
• Embora seja considerado uma bebida inglesa, o chá esteve em moda na Holanda em 1640, cerca de 12 anos antes de aparecer em Inglaterra.
• Os provadores de chá profissionais cheiram, provam e alguns também «ouvem» as folhas enquanto as friccionam entre as mãos, a fim de determinar o seu grau de secura.
• Thomas Sullivan, comerciante de Nova Iorque, inventou inadvertidamente os saquinhos de chá em 1904, ao enviar amostras envolvidas em seda.
• Beber chá com ou sem leite é uma questão de gosto. O leite deitado em primeiro lugar na chávena mistura-se melhor com o chá; deitado depois do chá, causa a libertação de taninos, que mancham a chávena.
• Adicionar limão ao chá era uma hábito russo, introduzido pela filha mais velha da rainha Vitória, que era casada com o imperador da Prússia.
• Os bules de chá devem ser feitos de barro vidrado, porcelana ou vidro, materiais que conservam melhor o calor do que a prata ou o aço inoxidável. Os bules de alumínio ou ferro fundido alteram o sabor do chá.
• O bule deve ser escaldado com água a ferver para que a água deitada sobre o chá se mantenha perto do ponto de ebulição tanto tempo quanto possível.
• Para eliminar manchas de chá do bule, mergulhe-o durante uma hora em água quente a que adicionou uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou lave-o na máquina da loiça.
• A planta do chá, de folha persistente, pertence à família das cameleiras. As folhas são ovais, lisas e brilhantes.
• A Índia contribui com cerca de 30% para a produção mundial de chá, cultivado principalmente no estado de Assam, que se estende desde os Himalaias até ao golfo de Bengala.
• Darjeeling, um chá leve e delicado, cultivado a mais de 2000 metros acima do nível do mar, nos contrafortes dos Himalaias, é considerado por quase toda a gente como o «champanhe» dos chás.
• O chá Earl Grey é tratado com óleo de bergamota, que lhe confere o seu característico aroma perfumado.