Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Chocolate

100% chocolate = 100% saúde
Um grão de cacau contém: 55% gordura e 12.8% de proteínas

Minerais: fósforo, cálcio, magnésio, cobre, potássio, ferro, sódio e iodo.

Vitaminas: Vitamina A, B, B1, B2, C, D, E e K.
Sais aminoácidos essenciais para a saúde.


O cacau é um alimento que está a provocar grande entusiasmo nos centros de estética, onde a chocoterapia - massagens com cacau - tem conquistado cada vez mais adeptos - homens e mulheres.
Está na moda alimentar o corpo com estas deliciosas massagens, já que o chocolate hidrata a pele, combate a celulite e melhora o humor, graças à produção de endorfinas (hormonas que provocam o bem-estar) e que se formam em múltiplas situações do dia-a-dia: quando se está mais alegre, quando se realiza actividades que dão prazer, nos afectos, nos encontros de amigos...

BENÉFICO PARA A SAÚDE

A imersão em cacau e leite, além de ser relaxante, retarda o envelhecimento da pele. É isto que diz um estudo efectuado por especialistas italianos, na Universidade de Glasgow, Escócia. Segundo o mesmo estudo, o chocolate negro e amargo é muito mais benéfico para a saúde do que o chocolate de leite, que perde o seu poder anti-oxidante. Outro estudo realizado pela Universidade de Havard demonstrou que os amantes de chocolate negro têm uma esperança de vida maior.
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, comer cerca de 25 gramas diárias de chocolate no final da refeição aumenta a eliminação de gorduras e impede futuras acumulações de lípidos no corpo.

DOCE COSMÉTICA

A chocoterapia consiste em envolver o corpo com uma fina camada de chocolate quente, deixando-o actuar sobre a pele durante 20 minutos. A seguir pode-se optar por uma massagem com manteiga de cacau, se pretender hidratar a pele, ou com azeite da flor de cacau, se o seu objectivo for refirmar a pele e eliminar as estrias.
Esta "fantasia de chocolate" inclui outras variedades terapêuticas: exfoliação com arame de chocolate, massagem com creme de chocolate ou imersão total neste creme. Graças às suas propriedades suavizantes, algumas marcas de cosméticos têm criado formulas que hidratam e nutrem a pele, eliminam a celulite, melhoram a circulação, evitam o envehecimento da epiderme e eliminam a gordura.