Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Amoras

BENEFÍCIOS
• Fonte razoável de vitamina C.
• Contêm fibras e ácido fólico.
INCONVENIENTE
• Contêm salicilatos (aspirina natural): quem sofre de intolerância à aspirina pode reagir à ingestão de amoras.

As amores silvestres são fonte razoável de vitamina C, que ajuda a combater infecções e a estimular o sistema imunitário. O sumo de amoras frescas é um óptimo tónico geral, pois fornece energia através de hidratos de carbono, é rico em bioflavonóides e contém ainda fibras e ácido fólico.
A maior parte das amoras à venda no mercado é hoje cultivada comercialmente e é maior que a congénere silvestre.
A amora silvestre tem um sabor mais concentrado, mas pode estar contaminada pelo chumbo do fumo dos escapes ou poluída por pesticidas quando apanhada à beira das estradas ou nas sebes juntos de terrenos cultivados.
As pessoas que sejam intolerantes à aspirina podem sentir-se identicamente incomodadas quando comem amoras silvestres, porque o fruto contém salicilato, composto natural semelhantes à aspirina, que se descobriu provocar hiperactividade em pessoas susceptíveis.

CHÁ DE FOLHAS DE AMORA
Para a fitoterapia, o chá de amora silvestre é usado contra as diarreias, como descongestionante e como tónico para o estômago. Mrs . Grieve, autora de Um Herbário Moderno (1931), indica 25 gramas de folhas secas em 5 dl de água a ferver.