Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Aipo

BENEFÍCIOS 
• Pode baixar o nível de colesterol e a tensão arterial. 
• Alivia as dores articulares. • Poucas calorias.  
• Boa fonte de potássio.  
 
INCONVENIENTE 
• Pode ser rico em nitratos. 
 
 
O aipo tem poucas calorias – uma porção de 100 g não contém mais de 7 calorias – o que é muito utilizado pelas pessoas que querem emagrecer. É também uma boa fonte de potássio, ajudando a manter a tensão arterial equilibrada desde que não se acrescente sal, e favorece o funcionamento dos rins, estimulando a eliminação dos resíduos orgânicos. Na medicina oriental tradicional, o aipo usava-se para tratar a hipertensão, e estudos recentes efectuados pelo Centro Médico da Universidade de Chicago sugerem que podem de facto ajudar. 
Descobriu-se que um componente do aipo, a 3n-butilftalida não só tem efeito sedativo como também pode baixar a tensão. O aipo contém um agente anti-inflamatório que diminui os sintomas dolorosos da gota causados pela acumulação de cristais de ácido úrico nas articulações. 
Na verdade, os fitoterapeutas aconselham muitas vezes às pessoas que sofrem de gota chã de sementes de aipo. O aipo pertence a um grupo de plantas que acumulam grandes quantidades de nitratos. A questão dos níveis seguros de nitratos nas plantas e legumes, sobretudo na alface e nos espinafres, tem sido objecto de discussão recente de entidades responsáveis na União Europeia. 
Tal preocupação resulta da verificação de que a ingestão de doses elevadas de nitratos pode ter efeitos nocivos. Durante o processo digestivo, os nitratos são convertidos em nitritos, e estes reagem com as aminas do intestino, formando nitrosaminas, que podem ser cancerígenas. 
No entanto pensa-se que outras substâncias do aipo poderão contrariar o efeito das nitrosaminas, mas ainda não foi aprovado. A concentração de nitratos nos legumes varia de acordo com muitos factores, desde as condições dos terrenos à espécie da planta, a luz e os fertilizantes usados. Mas o facto é que os valores estimados da ingestão média diária de nitratos através da alimentação da maior parte dos consumidores se encontram dentro dos limites internacionais de segurança. 
No entanto, se é certo que legumes como o aipo, a alface e o espinafre podem ser consumidos com moderação, não devem sê-lo em grandes quantidades durante períodos longos. O aipo cozido no vapor ou branqueado reduz os níveis de nitratos.