Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Groselhas

BENEFÍCIO
• Óptima fonte de vitamina C.

As groselhas, vermelhas ou pretas, são frutos muito ricos em vitamina C. Uma dose de 100 gramas de groselhas-vermelhas contém a dose diária recomendada para um adulto, enquanto a variedade preta tem pelo menos três vezes mais. Peso por peso, a groselha-preta contém quatro vezes mais vitamina C do que a laranja. A vitamina C da groselha-preta é particularmente estável – no decurso de um ano, o xarope perde 15% do seu conteúdo desta vitamina. Do ponto de vista nutricional, a vitamina C é essencial para melhorar a absorção de ferro, o que se torna especialmente importante no caso de vegetarianos.
A groselha-vermelha é também uma boa fonte de potássio e contém ferro e fibras. Contudo, depois de cozinhada, perde parte do seu teor de vitaminas.
A pele da groselha-preta contém antocianinas, pigmentos que inibem a acção de bactérias como a Escherichia coli, origem frequente de perturbações do aparelho digestivo. Na Escandinávia, as peles secas e trituradas da groselha-preta são utilizadas para tratar diarreias. Uma vez que as antocianinas têm propriedades anti-inflamatórias, as bebidas preparadas com as vagas das groselhas-pretas são utilizadas para aliviar dores de garganta.
O xarope de groselha, com o qual se preparava em tempos um refresco muito apreciado, contém um elevado teor de açúcar, pelo que deve ser bebido muito diluído para evitar cáries dentárias.