Beterraba



BENEFÍCIO
• Boa fonte de ácido fólico.
• Rica em potássio.
• Contém alguma vitamina C.
• A coroa folhosa é rica em betacaroneto, cálcio e ferro.

Embora tenha a fama de estimular o sistema imunitário e se pense seja rica em compostos anticancerígenos, não há provas que a beterraba combata o cancro. As folhas comestíveis do topo, ricas em betacaroteno, cálcio e ferro, podem ser cozinhadas como os espinafres.
Em geral, hoje come-se apenas a raiz, crua, cozida, em pickles ou de conserva. A beterraba, um dos legumes com maior teor de açúcar (1 colher de chá de açúcar intrínseco por 100 gramas), é parente da beterraba-sacarina, em tempos usada como alimento para animais e agora cultivada para a obtenção de sacarose.
Em sabor e textura, a beterraba processada é idêntica ao legume fresco; em pickles, o nível de todos os nutrientes, vitaminas e minerais diminui.
Nutricionalmente, a beterraba cozinhada é tão rica como a crua, se não mais. Possui níveis mais elevados de muitos minerais, incluindo o potássio. A maioria dos níveis de vitaminas conservam-se iguais, mesmo o da vitamina C, ocorrendo apenas uma ligeira quebra de ácido fólico. Algumas pessoas comem a beterraba crua, ralada, mas a maioria prefere cozinhá-la.
Não retirar a casca antes da cozedura evita que a cor, devido ao pigmento vermelho betacianina, resume e manche os utensílios de cozinha. Comercialmente, este pigmento é extraído da beterraba para fabrico de um corante alimentar denominado, naturalmente, vermelho de beterraba, utilizado para dar cor a alimentos como sopa de rabo de boi, os gelados, o alcaçuz, etc.

URINA ROSADA?
Se, depois de comer beterraba, a urina ou as fezes ficarem cor-de-rosa, não se assuste, pois isso traduz apenas uma incapacidade genética para metabolizar o pigmento vermelho betacianina, pelo que este composto inócuo atravessa o aparelho digestivo sem sofrer qualquer alteração.

BENEFÍCIOS DA BETERRABA
A beterraba, crua ou cozida, é uma fonte de ácido fólico, cuja deficiência está associada à ANEMIA.
O sumo fresco de beterraba crua é uma fonte de vitaminas e minerais concentrada, sendo considerado o melhor tónico para convalescentes. Se preferir, dilua-o com sumo de cenoura.





27 comentários:

  1. Obrigada pelo esclarecimento da cor da urina,eu já estava entrando em panico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa entrei em pânico agora fico mais aliviada

      Eliminar
    2. Eu já ia marcar até médico kkkk que susto que tomei com minha urina hoje. Muito boa a matéria

      Eliminar
  2. Pow ainda bem......comi uma beterraba grande no almço só com clara de ovos a noite quando foi urinar vixeeee a urina saiu muito vermelha.........

    ResponderEliminar
  3. Olá! Estou fazendo uma pesquisa de campo para o curso de Nutrição. Preciso de pessoas que respondam um questionário sobre atitudes alimentares. O teste é online e envio o resultado por email para quem responder. É só acessar este link:

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dEF1eG5VczFZdlA1VTNwVUtGc191aEE6MA

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Estava a ficar preocupada ao ponto de ir ao hospital,pois estava achar estranho a cor da urina e das fezes.


    Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  5. Hehe ja tava indo no medico

    ResponderEliminar
  6. usa-la como suco também e otimo eu adoro

    ResponderEliminar
  7. Eu como beterraba numa sexta feira no almoço, mas, na segunda minhas fezes ainda estavam avermelhadas é normal? fiquei assustada pq se passaram 2 dias!

    ResponderEliminar
  8. Estou com uma virose que me causou diarréia, vômito e febre tem 3 dias. Peguei do meu filho e a pediatra disse que é normal os pais pegarem, era só se hidratar e tomar remédio p enjoo e floral 45 p diarréia. Fiz isso, só sobrou a diarréia, hj comi beterraba as 20hs e quando eram 00:00hs minha urina e fezes saíram bem vermelhos. Fiquei assustado se poderia estar com algum problema, pois tinha pouco tempo que havia comido a beterraba. Meu medo era que fosse sangue. Estou apavorado!

    ResponderEliminar
  9. Acho que todo mundo aqui achou o site devido a cor roxa da urina. Inclusive, eu rsrs.

    ResponderEliminar
  10. Aconteceu isso comigo ontem e quase entrei em pânico, pois já havia 2 dias que eu tinha consumido suco de beterraba.
    Será normal?

    ResponderEliminar
  11. ops !!! COMIGO TBM. FUI AO MEDICO PR SANGUE NAS FEZES E MUITO RUIM , PODE SER DE UMA SIMPLES HEMORROIDE OR CANCER DOS ORGAOS INTERNOS, FIQUEI APAVORADA , NAO DURMI, AI LEMBREI DA BETERRABA QUE TENHO COMIDO MUITO. DEUS E BOM.

    ResponderEliminar
  12. Kkkk.. eu comi no almoço e janta e na madrugada achei q tava com hemorragia na bexiga... kkkk

    ResponderEliminar
  13. Eu estou estranhando pois aconteceu pelas últimas tomadas de suco de beterrabas, minha urina saiu amarela clara e não avermelhada, como de costume e gostaria de saber por que

    ResponderEliminar
  14. KKKKKKK acho que todos que vieram aqui foi pq entraram em panico !!

    ResponderEliminar
  15. Kkkk eu já estava pensando besteira
    Obrigado pelo esclarecimento!

    ResponderEliminar
  16. A minha não sai muito Vermelha não, sai roxa bem clara.

    ResponderEliminar
  17. Nossa entrei em panico agora pensei que fosse a tal gastrite que estava sangrando.

    ResponderEliminar
  18. Nossa entrei em panico agora pensei que fosse a tal gastrite que estava sangrando.

    ResponderEliminar


Posts Mais Populares

PUBLICIDADE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...