Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Alcaçuz

BENEFÍCIOS
• Pode ajudar a acalmar úlceras.
• É um bom expectorante.
INCONVENIENTE
• Pode provocar a retenção do sódio e diminuição de potássio, o que pode dar origem a hipertensão arterial.

A medicina tradicional desde há muito utiliza o alcaçuz para aliviar diversas dores, e os primeiros testemunhos da utilização nesse campo remontam ao antigo Egipto. Também os médicos chineses o receitam desde há milhares de anos para tratar problemas, como úlceras, obstipação e vómitos.
A raiz e caule subterrâneo são escuros, de um castanho-avermelhado, com um interior amarelo e fibroso. Das raízes do alcaçuz, depois de esmagadas e cozidas e após evaporação, resulta uma substância pastosa escura com a qual se produz líquidos, pós e pastilhas para uso medicinal. As raízes também se vendem cortadas em pedaços, que podem ser mastigados crus, bons para os dentes e gengivas. A doçura do alcaçuz deve-se à presença de glicirriziana, um composto 50 vezes mais doce que o açúcar.
No entanto, pensa-se que o alcaçuz evita o desenvolvimento das bactérias e a formação bacteriana, ajudando a prevenir a cárie dentária. Encontra-se à venda raiz de alcaçuz em lojas de produtos dietéticos e em ervanárias.
A investigação tem confirmado muitas das propriedades medicinais do alcaçuz; diversos constituintes activos aliviam de facto as úlceras devido ao facto de protegerem o revestimento do estômago, pelo que vários medicamentos para as úlceras são recomendados pelos fitoterapeutas para aliviar os sintomas das úlceras de estômago.
O alcaçuz é um bom expectorante, pois aumenta a produção de expectoração, que pode ser expedida mais facilmente, sendo desde há muito receitado pelos fitoterapeutas no tratamento de bronquite, catarro e tosse. As pessoas com tensão arterial alta devem evitar comer alcaçuz, o qual, por provocar retenção de sólido e descida de potássio no organismo, pode agravar o problema.