Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Laranjas

BENEFÍCIOS
• Boa fonte de proteínas e fibras.
• Baixo teor de gordura.
• Contêm minerais e vitaminas do complexo B.

• Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
• Ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue.

Normalmente as pessoas associam a laranja à vitamina C e têm razão, pois basta um fruto de tamanho médio para fornecer a dose diária recomendada para um adulto. A vitamina C é um constituinte do colagénio, essencial para a pele, e contribui para proteger o organismo contra infecções bacterianas. Sendo um antioxidante, reduz os efeitos nocivos dos radicais livres, podendo por isso ajudar a inibir certas formas de cancro. As laranjas também contêm tiamina e ácido fólico, duas das vitaminas do complexo B.


As películas que separam os gomos das laranjas são também úteis do ponto de vista da nutrição. Estas películas contêm pectina – um tipo de fibra dietética solúvel que se encontra na maioria da fruta, em especial nas maçãs, limões e groselhas-vermelhas – pensando-se que valores elevados de pectina podem baixar os níveis de colesterol do sangue. Tais películas também contêm bioflavonóides, que possuem propriedades antioxidantes. Assim, para aproveitar plenamente os benefícios das laranjas, é preferível comer a fruta inteira, em vez de beber apenas o sumo.
Quando uma receita inclui raspa da casca de laranja, utilize, se possível, frutos não encerados; caso contrário, lave bem a fruta, a fim de remover todos os vestígios de cera ou fungicidas. Algumas pessoas são alérgicas a citrinos, podendo desenvolver uma erupção cutânea. Os citrinos têm igualmente sido associados a enxaquecas em indivíduos susceptíveis. Existem diferentes variedades de laranjas, grandes e pequenas, com ou sem sementes, de polpa cor de laranja ou vermelha, as chamadas laranjas de «umbigo», ou da Baía, e as laranjas amargas, estas últimas utilizadas principalmente para fazer compotas. A casca cristalizada, os óleos essenciais e a pectina são alguns dos produtos derivados.