Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Pão

COMER OU NÃO PÃO
Branco, escuro, integral: a variedade é sempre amiga.

Ao olhar para a pirâmide alimentar verificamos que os cereais, onde se inclui o pão, estão na base, e são designados como fonte de vitaminas, sais minerais, fibras e hidratos de carbono complexos (amido).
Ora bem, para quem pensa na linha, o pão por si só não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.
É essencial existir um equilíbrio entre aquilo que ingere e o que gasta, em termos energéticos.
Por isso, nao abuse e tente ao máximo variar no tipo de pão que consume. A variedade é sempre amiga. Por exemplo, o pão branco, apesar de ser de mais fácil digestão, tem mais calorias do que os que são feitos com farinhas integrais.
E sabe-se também que o pão mais escuro é normalmente o melhor, dado que a farinha é menos refinada, retendo mais nutrientes benéficos para a saúde. E não se pense na escolha para emagrecer, isso é falso. O que o pão integral tem, por exemplo, que o branco não tem é que por ser mais rico em fibras garante a saciedade por mais tempo e melhora o funcionamento do intestino. Outro mito é que o pão tem colesterol. FALSO. A quantidade é mínima, e só aumenta em função do que lhe adicionar, bem como as quantidades. O importante é avaliar a quantidade de sal presente no pão. Por vezes existe algum excesso. E todas estas questões também se aplicam às crianças.