Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Como prevenir e tratar a gengivite

A gengivite é uma infecção periodontal que produz uma infla­mação das gengivas e destrói o tecido que suporta os dentes, incluindo a gengiva, os ligamentos periodontais e os alvéolos dentários (maxilar).
As causas podem ser de origem interna e externa. Entre as primeiras, destacam-se as doenças toxico-infecciosas, as carências vitamínicas graves, a diabetes e as alterações en­dócrinas típicas da gravidez e da menopausa.
As de origem externa são a placa bacteriana, a irritação causada por uma má higiene entre os dentes, lesões nas gengivas ou próteses mal colocadas.Sintomas
Gengivas avermelhadas, brilhantes e inflama­das que sangram com facilidade (ao escovar) e são sensíveis ao toque.

Tratamento
Limpeza odontológica para eliminar a placa bacteriana e os restos de alimentos que possam estar retidos entre os dentes
Aplicação de um líquido anti-séptico nas gen­givas
Ajuste das próteses dentárias, no caso de estarem na origem da gengivite
Higiene oral correcta e frequente

Conselhos
Escova e fita dentária. A escova eléctrica é uma boa aliada das pessoas que sofrem de gengivite, porque elimina eficazmente a placa bacteriana.
Outro utensílio imprescindível é a fita dentária, que, nestes casos, deve ser utilizada não só antes de deitar mas também depois das refeições.

Limpeza profissional. Vá duas vezes por ano ao dentista para eliminar a placa dentária e verificar a evolução da gengivite.
Se após a limpeza sentir uma maior sensibilidade das gengivas (acontece com frequência), pode aliviá-la com elixires antibacterianos ou com água morna com sal.

Cuide bem das suas gengivas
Evite a perda de dentes e elimine o risco de parto prematuro
A Sociedade Espanhola de Periodontia (SEPA) já veio a público chamar a atenção para o facto de que uma deficiente saúde das gengivas não só conduz à perda de dentes como pode ser um factor de risco em metade dos partos prematuros.
Assim, é preciso estar atento aos sinais de alerta da doença periodontal. Os mais comuns são o sangramento ou endurecimento das gengivas, mau hálito, hipersensibilidade dentária ao frio e a movimentação, separação ou perda de dentes.

Cuide das suas gengivas através dos seguintes hábitos de higiene:

Duas vezes por dia
- Escove as suas gengivas com um dentífrico adequado.
- Use fio dental.
- Bocheche com elixir.

A cada 3 meses
- Renove a sua escova de dentes.

A cada 12 meses
- Consulte o seu dentista para realizar uma limpeza dentária e uma revisão das suas gengivas, pelo menos, uma vez por ano. Algumas pessoas, contudo, têm necessidade de consultar o dentista com maior frequência (duas vezes por ano) devido às características.