Cenouras



BENEFÍCIOS
• Excelente fonte de betacaroteno, forma vegetal da vitamina A.
• Contêm fibras.

INCONVENIENTE
• Podem conter resíduos de pesticidas.

O maior benefício dietético da cenoura é ser uma excelente fonte de betacaroteno. Diversos estudos têm revelado uma relação entre baixos níveis desta substância no sangue e o aumento de certos cancros. Há também provas de que o consumo elevado de betacaroteno protege dos danos provocados pelos radicais livres. O organismo converte o betacaroteno em vitamina A, necessária para uma visão saudável e para a conservação das membranas mucosas.



VER NO ESCURO
Um dos primeiros sintomas de deficiência de vitamina A é a cegueira nocturna, ou a incapacidade de os olhos se adaptarem à escuridão. A vitamina A combina-se com a proteína opsina dos bastonetes da retina, formando a púrpura visual (rodopsina), uma substância existente nos olhos que é essencial à visão nocturna. No caso de deficiência de vitamina A, basta comer uma cenoura por dia para melhorar a visão nocturna.

CRUAS OU COZINHADAS?
Contrariamente à maioria dos outros legumes, as cenouras cozinhadas são mais nutritivas do que as cruas. Como nas cenouras cruas as paredes das células são muito rijas, o organismo só consegue converter em vitamina A menos de 25% do seu betacaroteno. A cozedura, porém, quebra as membranas das células, e desde que as cenouras cozinhadas façam parte de uma refeição com alguma gordura, o organismo consegue absorver mais de metade do caroteno.
As cenouras em puré são aconselháveis para os bebés com diarreia, pois fornecem nutrientes essenciais e açúcar naturais.
As cenouras podem conter produtos tóxicos – análises de rotina já detectaram níveis muito elevados de pesticida (organofosforados) utilizados para matar a mosca-da-cenoura. Descascar as cenouras e retirar-lhes os topos remove praticamente todos esses resíduos.





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