Alperces



BENEFÍCIOS
• Alperces frescos ou secos são uma boa fonte de betacaroteno.
• Alperces secos são uma razoável fonte de ferro, uma boa fonte de fibras e uma óptima fonte de potássio.
INCONVENIENTE
• Os conservantes de certos alperces secos podem provocar crises de asma.

O alperce fresco e maduro possui muita fibra e poucas calorias. É uma boa fonte de betacaroneto, a forma vegetal da vitamina A, e um dos nutrientes antioxidantes que os estudos em curso sugerem poder ajudar a prevenir doenças degenerativas, como cancros e doenças cardíacas.
Os alperces enlatados em sumo natural possuem menos de metade do betacaroteno presente nos frutos frescos ou secos, mas o sumo é uma boa fonte de vitamina C.

ALPERCES SECOS

Embora com mais calorias que os frescos, os alperces secos são considerados uns dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte de concentrada e pratica de nutrientes, tendo mesmo feito parte da dieta dos astronautas americanos em alguns voos espaciais. O processo de secagem faz aumentar a concentração de betacaroteno, potássio e sódio. O consumo de potássio pode fazer baixar a tensão arterial, quando esta é causada por excesso de sal, porque aquele ião é um diurético natural que estimula o organismo a eliminar água e sódio.
Muitas empresas alimentares tratam os alperces com dióxido de enxofre (E220) antes da secagem, a fim de lhes conservar o seu rico tom alaranjado. Este tratamento produz substâncias que podem ser provocar um ataque de asma em pessoas susceptíveis; por isso, os asmáticos só devem comer alperces secos se souberem que eles não contêm sulfitos.





0 comentários:

Enviar um comentário


Posts Mais Populares

PUBLICIDADE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...