Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Vinho do Porto - Beneficia a sua saúde cardiovascular

Beneficia a sua saúde cardiovascular e diz-se que tem propriedades anti-cancerígenas. 

Benefícios na saúde

Resumidamente, o vinho tinto contem antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos do coração. Foi provado que o resveratrol que está presente nas graínhas e casca das uvas ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, e tem sido demonstrado que reduz igualmente os niveís de colesterol. O Resveratrol também tem sido apontado como possuídor de propriedades anticangerígenas.

Estudos há muitos 
Uns defendem que o vinho tinto tem benefícios para a saúde, outros questionam as suas propriedades. O mais recente, divulgado a 13 de outubro na publicação científica Annals of Internal Medicine, mostra que um copo de vinho tinto à hora do jantar ajuda a aumentar os níveis de “colesterol bom” (HDL) em pessoas com Diabetes tipo 2, além de lhes permitir melhores noites de sono.

Resumindo
A investigação, cuja maior parte dos autores está associada à Universidade de Ben-Gurion, em Israel, contou com 224 pessoas com diabetes tipo 2 — com maior predisposição para desenvolver doenças cardiovasculares e com níveis mais baixos de HDL — que não bebiam álcool com frequência. Foi-lhes pedido que durante dois anos bebessem ao jantar cerca de meio copo (0,15 litros) de apenas uma das seguintes bebidas: água mineral, vinho branco ou vinho tinto. A isso acrescentou-se ainda uma dieta mediterrânica sem restrições calóricas.

Feitas as contas e examinados os grupos, descobriu-se que quem bebeu vinho tinto ficou com níveis mais elevados de HDL — e, consequentemente, níveis mais reduzidos de “colesterol mau” — e dormiu melhor do que quem ingeriu água. Este foi também o único grupo em que se registou uma queda significativa dos componentes da síndrome metabólica, um conjunto de factores associados a doenças cardíacas, derrames e diabetes.