Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

6 Alimentos para prevenir o cancro da mama

Confira alguns alimentos que fortalecem a imunidade e evitam o aparecimento de células malignas no organismo:

1- Cenoura: De acordo com uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver câncer de mama em até 17%. Isso ocorre devido ao betacaroteno, que protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres.

2- Brócolos: Graças ao sulforano, presente no brócolos, substâncias que podem originar células cancerígenas são eliminadas do organismo. Outros vegetais, como a couve-flor e o repolho, também produzem esse efeito.

3- Romã: Cientistas afirmam que a romã proporciona o mesmo efeito de alguns medicamentos usados no controle do câncer de mama. Isso porque uma substância presente na polpa da fruta, chamada elagitanino, inibe a produção de estrógeno, hormônio que alimenta as células cancerosas.

4- Frutos Vermelhos: Framboesa e amora, por exemplo, contêm fitonutrientes anticancerígenos que retardam o crescimento de células pré-malignas e impedem a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

5- Uva: Estudos mostram que os flavonoides presentes na fruta podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. Além disso, a uva possui o reverastrol, substância que impede a angiogênese, ou seja, o crescimento de novos vasos sanguíneos por onde o tumor se espalha.

6- Peixes marinhos: O ômega-3 – presente em animais de água salgada, como salmão e sardinha – atua desestruturando uma parte da membrana celular, o que impede o crescimento de tumores. Experimentalmente, ele é poderoso contra o câncer de mama.