Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Soja

A planta que ajuda a prevenir o cancro e reduz o colesterol

Originária da China e do Japão, a soja é uma das bases da alimentação de vários países asiáticos. Pertence à família das fabáceas, a mesma das ervilhas, favas e feijão verde.
Em naturopatia, aconselha-se apenas o consumo de soja não geneticamente modificada, designação que é certificada por organismos independentes.
A genisteína, substância presente na soja, foi associada, em vários estudos, à diminuição do cancro da mama. Mais de 4500 estudos estão publicados sobre o efeito da genisteína, a maioria deles sobre as suas capacidades anticancerígenas, sendo que cerca 400 descrevem o seu mecanismo de ação ao nível das células tumorais. Um estudo em torno do cancro da próstata, realizado no Karmanos Cancer Institute, revelou que a soja, administrada simultaneamente com radioterapia, reduz os efeitos adversos a nível urinário, intestinal e disfunções sexuais.Princípios ativos

Aconselha-se o consumo de todos os componentes presentes no feijão. São de mencionar os efeitos das isoflavonas da soja, principalmente a genisteína e daidzeína, que já demonstraram inibir vários tipos de cancro. A lecitina de soja tem um efeito regulador sobre as artérias, redutor do colesterol e triglicéridos, desintoxicante hepático e estimulante da atividade cerebral. As saponinas estimulam o sistema imunitário. Possui ainda uma proteína completa de alto valor biológico.

Principais propriedades

Protege contra vários tipos de cancro (próstata, mama, útero, estômago, entre outros). Vários estudos confirmaram a proteção da soja no cancro da mama devido à sua influência sobre os genes BRCA1 e BRCA2. Contudo, a maioria dos cancros da mama não apresenta qualquer mutação nestes genes, sendo causada por outros fatores.

Outras propriedades

Promove a diminuição do colesterol e previne a aterosclerose. É útil em dietas e tratamento de alergias, como substituto do leite de vaca. Diminui os sintomas da menopausa e ajuda também no tratamento de patologias como a hipertrofia benigna da próstata, o hirsutismo ou a alopecia. Aumenta a densidade mineral óssea e previne o aparecimento de litíase (pedras) nos rins. É muito utilizada em suplementos para aumentar a massa muscular. Usada topicamente, atua contra as manchas causadas pelo sol.