Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Lichia

Originária da Ásia, a lichia é uma fruta muito peculiar, dona de sabor peculiar e muito delicado. Adocicada, com um leve toque ácido, a fruta é pouco conhecida, mas desperta paixões.
A lichia é uma fruta capaz de hidratar o organismo, pois é repositora hídrica. Além disso, possui outros nutrientes que são benéficos à saúde.
De entre estes está a vitamina C, cerca de 60 miligramas (em 100g da fruta).
Esta propriedade ajuda a sintetizar o colágeno que dá estrutura aos músculos, tendões, gengivas e optimiza a absorção do ferro, dando resistência e acção antioxidante a estrutura corporal.
É fonte de vitaminas do complexo B, como a tiamina, que activa o sistema circulatório, reboflavona que actua na formação de glóbulos vermelhos e anticorpos e a niacina que ajuda no funcionamento do sistema nervoso.
Outro nutriente importante é o polifenol, que tem acção antioxidante podendo prevenir o câncer quando combinado a um cardápio equilibrado e saudável.
Saiba ainda que a lichia contém ainda, cálcio, ferro, fósforo e potássio, regularizando o sistema orgânico. Comer lichias frescas com moderação pode aliviar a tosse.
Quando vir essa fruta não perca a chance e leve-a para casa!

No mercado português ainda é inexplorado porque a lichia considerada a rainha das frutas, ainda é desconhecida do consumidor brasileiro. Actualmente o preço da fruta é muito alto e futuramente o ideal é o estabelecimento de um preço médio, de valor mais baixo, favorecendo a comercialização. O preço muito alto limita o número de consumidores. A lichia tem se tornado uma fruta presente no período natalício em muitos país.