Agriões



BENEFÍCIOS
• Óptima fonte de vitamina C.
• Óptima fonte de betacaroneto.
INCONVENIENTE
• Risco de contaminação bacteriana.

O agrião conta-se entre os legumes para saladas frescas e saudáveis. É rico em vitaminas e minerais e contém apenas 22 calorias/100 g.

CRUCÍFERA ANTI-CANCRO
O agrião também pertence à família das crucíferas (que inclui brócolos, couve-de-bruxelas e couve galega), que se considera ter importância na luta contra o cancro. É uma fonte excelente dos antioxidantes betacaroteno e vitamina C , que se varrem os radicais livres, conferindo assim protecção contra o cancro. O agrião também contém vitamina E, outro antioxidante.

PERIGOS POTENCIAIS
Nunca colha agriões em terrenos incultos. Crescendo muitas vezes junto de ribeiros onde existem caracóis-d’água, portadores da fascíola hepática, as gotinhas de água ou os caracóis minúsculos que aderem às folhas do agrião podem transmitir o parasita, que ataca o fígado, causando fasciolíase. O agrião selvagem também pode ser portador das bactérias que provocam listeriose.


PROPRIEDADES MEDICINAIS
Na medicina convencional, o agrião é utilizado desde há muito para tratar distúrbios dos rins e disfunções hepáticas. Sendo um antibiótico natural, é aplicado em terapias complementares para acelerar processos de desintoxicação.

TOME ATENÇÃO
O agrião, que cresce em águas correntes, é melhor durante os meses de Verão. Deve ser bem lavado para remoção de todas as bactérias nocivas.





0 comentários:

Enviar um comentário


Posts Mais Populares

PUBLICIDADE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...