Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Maionese

BENEFÍCIO
• Rica em vitamina E.

INCONVENIENTES
• Elevado teor calórico.
• Os ovos crus podem constituir risco de salmonelas na maionese fresca.
• Elevado teor de colesterol.

De fabrico caseiro ou produzida comercialmente, a maionese tem poucas proteínas e poucos hidratos de carbono, mas as gemas e o óleo vegetal com que é preparada fornecem vitamina E.
Use a maionese em pequenas doses, pois uma colher de sopa contém cerca de 10 gramas de gordura, quase 100 calorias. Quem quer emagrecer pode optar pela versão «magra» (cerca de 3 gramas de gordura e 50 calorias por colher de sopa) outras alternativas com pouca gordura são os molhos para saladas de iogurte magro ou queijo fresco.
Em geral, as receitas para maionese caseira recomendam azeite extraído a frio, composto por gorduras mono insaturadas. No entanto, o azeite pode ser substituído por outros óleos de sabor mais suave, como os de soja ou milho, que contêm ácidos gordos poliinsaturados, essenciais para o funcionamento do organismo. Os ovos crus usados na maionese caseira devem ser de confiança e consumidos dentro do prazo, dado o perigo de conterem salmonelas; na maionese de compra, utiliza-se em geral gema pasteurizada. As crianças, mulheres grávidas, pessoas idosas e doentes não devem comer ovos crus. As gemas têm um elevado teor de colesterol, devendo ser evitadas por quem faz dieta com baixo teor de colesterol.