Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Compotas e pastas para barrar

BENEFÍCIO
• A manteiga de amendoim é rica em niacina e uma boa fonte de proteínas e magnésio.
INCONVENIENTES
• As compotas são alimentos ricos em açúcar e pobres em nutrientes.
• As compotas podem desencadear reacções alérgicas.
• As pastas salgadas têm muitas vezes elevado teor de sódio.

Do ponto de vista da nutrição, as compotas e geleias de fruta fornecem pouco mais do que energia concentrada sob forma de açúcar; uma colher de sopa de compota ou geleia contém cerca de 40 calorias, embora já existam produtos com teor de açúcar reduzido que contêm mais ou menos metade do açúcar e das calorias das compotas normais. A percentagem de fruta das compotas, que varia muito de umas marcas para as outras, fornece quantidades mínimas de fibra dietética – sob forma de pectina, sementes ou casca de fruta – e de vitaminas. O tratamento pelo calor envolvido na preparação das conservas reduz fortemente o seu teor de vitamina C.
As compotas são utilizadas para barrar pão ou como recheio para bolos ou tartes e ainda servidas sem acompanhamento, como doce ou sobremesa.
Tal como os frutos de que são feitas, muitas compotas contêm compostos orgânicos naturais chamados salicilatos, que podem desencadear reacções «alérgicas» em pessoas susceptíveis. Marcas de menor qualidade contêm corantes artificiais, que também podem desencadear alergias em algumas pessoas.
PASTAS PARA BARRAR
As pastas de carne e peixe devem ser compostas de pelo menos 70% de carne ou peixe, podendo ainda conter gorduras e cereais adicionados e sal. Os extractos de levedura e de carne de vaca contêm altos níveis de sódio. No entanto, estas pastas, ou cremes, apesar de ingeridas em pequenas quantidades, também são fontes concentradas de vitaminas do complexo B, tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico. Algumas pastas, feitas com extractos de levedura, também contêm vitamina B adicionada.
A manteiga de amendoim tem mais de 50% de gordura, grande parte da qual sob a forma de gordura monoinsaturada saudável. A manteiga de amendoim é rica em niacina e uma boa fonte de magnésio e proteínas. Contudo, os amendoins podem provocar reacções graves em pessoas susceptíveis.
Algumas manteigas de frutos secos integrais (incluindo a de amendoim) podem ser contaminadas por bolores que produzem aflatoxinas, substância altamente carcinogénias. Contudo, a maior parte dos fabricantes controlam os seus produtos à base de frutos secos, e o risco para a saúde pública é muito reduzido.
Gelificante natural
A pectina é a «gelatina» da fruta. Ambas são gelificantes naturais, mas enquanto a gelatina é derivada de proteínas, a pectina é uma forma de hidratos de carbono. Sem pectina, as compotas ficariam ralas, sem consistência desejada. A acção da pectina diminui quando a fruta amadurece, pois o ácido acelera o processo de formação de geleia.