Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Beringela

BENEFÍCIO
• Pobre em calorias (quando assada).
INCONVENIENTE
• Na sua preparação, absorve grandes quantidades de gordura.

A beringela é um ingrediente comum da cozinha indiana, grega e da ratatouille francesa. O legume cru tem 15 calorias por 100 gramas, mas a mesma porção frita em óleo contém mais de 300 calorias. As beringelas mais saborosas são as novas e rijas de pele lisa e brilhante.
Certas receitas mandam salpicar as beringelas com sal e deixa-las escorrer antes de cozinhar para eliminar os sucos amargos e reduzir a humidade. A polpa, tornada mais densa, absorve menos gordura durante a cozedura.
Corte a beringelas em cubo ou ás rodelas com uma faca de aço inoxidável (o aço escurece a polpa) e salpique-as com sal. Espere cerca de 30 minutos passe por água corrente, seque com papel absorvente e cozinhe.
CURIOSIDADES
Introduzida na Europa pelos Árabes, a beringela não foi consumida durante séculos, crendo-se que a sua ingestão provocava loucura, lepra e cancro. Na medicina africana é usada para tratar epilepsia e convulsões, e na Ásia em casos de sarampo e cancro no estômago.
As beringelas são largamente usadas nas cozinhas asiática, mediterrânica e do Médio Oriente.
A beringela, oriunda da Índia, era já, por volta do ano 600 a.C., um alimento vulgar na China, onde lhe davam o nome de melão roxo da Malásia, e as chinesas da época faziam com a casca um corante preto com que pintavam os dentes.