Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Limões

BENEFÍCIOS
• Óptima fonte de vitamina C, que reforça o sistema imunitário.
• Podem aliviar o reumatismo.
INCONVENIENTES
• As cascas podem ter sido pulverizadas com fungicida e cobertas de cera.
• A elevada acidez pode destruir o esmalte dentário.

Quando se trata de citrinos, a maioria das pessoas gosta de comer laranjas, tangerinas; os limões, devido à sua acidez, são geralmente utilizados como tempero para carne e peixe e aromatizante para molhos e bebidas. Espremer um pouco de sumo de limão sobre peixe grelhado, deitar uma ou duas colheres de chá desse sumo num molho para salada ou colocar uma rodela de limão num gin tónico é, habitualmente, o máximo que se costuma fazer com esse fruto. Contudo, vale a pena espremer um limão inteiro para fazer uma limonada fresca, pois esta bebida é uma fonte excelente de vitamina C e contém muito poucas calorias. Uma bebida feita com sumo de limão, água quente e uma colher de chá de mel tem sido tradicionalmente utilizada como remédio contra as constipações.
O sumo de limão contém ainda um óleo que pode ajudar a aliviar o reumatismo, na medida em que estimula o fígado a expelir toxinas do organismo.

PROBLEMAS POTENCIAIS
Os citrinos têm sido associados a enxaquecas, e algumas pessoas são alérgicas a esse tipo de fruto. Como o sumo de limões tem uma acidez muito elevada, pode destruir o esmalte dentário. Os limões são por vezes tratados com spray fungicida e cobertos com cera; por esse motivo, antes de utilizar a casca de um limão, leve-a muito bem com água corrente morna.