Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Goiaba

BENEFÍCIOS
• Óptima fonte de vitamina C.
• Boa fonte de potássio e de fibras.

Oriundas das Américas do Sul e Central, as goiabas são hoje cultivadas com fins comerciais em muitos países. A casca, de cor amarela quando o fruto está maduro, tem um sabor levemente amargo, mas a polpa, perfumada e sumarenta, é doce. Cerca de metade do volume do fruto é formada por sementes duras mas comestíveis, com um teor vitamínico tão elevado como o da polpa.
Peso por peso, uma goiaba contém mais cinco vezes a vitamina C de uma laranja.
Um fruto de 90 gramas tem mais do que a dose diária de vitamina C recomendada a um adulto. Embora percam quase 25% de vitamina C durante a conservação, as goiabas em xarope são uma óptima fonte deste nutriente, vital para a produção colagénio, para a pele e tecidos. A vitamina C, sendo um antioxidante, ajuda a eliminar os radicais livres. A polpa e sementes são fonte razoável de fibras solúveis sob forma de pectina. O fruto é uma boa fonte de potássio, que pode ajudar a regular a tensão arterial.
Compre frutos amarelo-esverdeados, que começam a perder firmeza. Lave-os previamente e sirva-os cortados ao meio, retirando a polpa com uma colher de chá, ou aos pedaços, misturados numa salada.