Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Cerejas

BENEFÍCIOS
• Boa fonte de potássio.
• Podem ajudar a prevenir a gota.

As variedades de cerejas que podem comer-se cruas são boas fonte de potássio, mineral que ajuda a estabilizar as contracções cardíacas e é benéfico para a pele. São uma fonte útil de vitamina C.
Espontâneas na Ásia Ocidental e parte da Europa, as cerejas são apreciadas pela medicina natural devido às sua propriedades depurativas - pensas-se que o fruto remove toxinas e os fluidos, estimulando o funcionamento dos rins. A sua acção suavemente laxante ajuda em casos de prisão de ventre. Uma dose de 250 gramas de cerejas por dia - frescas ou enlatadas - faz baixar o nível de ácido úrico no sangue, o que pode ajudar a prevenir a gota.

VARIEDADES DE CEREJAS
Existem mais de 1000 variedades de cerejas. As variedades comestíveis podem dividir-se em ácidas como a Morello, e doces, como a Napoleão. As variedades doces são melhores para consumo em cru, enquanto as ácidas são ideais para confecçao de pudins, sorvetes e licores. As cerejas híbridas, cruzadas com as ginjeiras, sao igualmente boas para se comerem cruas ou cozinhadas.
Compre cerejas carnudas e de polpa firme, com o pé verde, que indica frescura.