Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Alcachofras

BENEFÍCIOS
• Boa fonte de ácido fólico e potássio.
• Pode ajudar a regular os níveis de colesterol.
• Melhora a função hepática

Servidas quentes ou frias, com as folhas ou apenas fundos (corações), as alcachofras são, além de alimento requintado, uma boa fonte de acido fólico e potássio.
Muitos fitoterapeutas estão convencidos de que esta planta possui qualidades medicinais. Têm sido levados a cabo numerosos estudos sobre extractos de alcachofra e em particular sobre uma substância denominada cinarina, presente na base comestível das brácreas, vulgarmente designadas por folhas. Os resultados desses estudos sugerem que cinarina ou compostos semelhantes que se encontram presentes na alcachofra podem ajudar a regular níveis de colesterol e a melhorar o funcionamento do fígado, exercendo ainda um efeito benéfico prolongado em pessoas com cálculos biliares.

Existe pelo menos um estudo, realizado em 1979 pela Universidade de Friburgo, na Alemanha, em apoio da afirmação de que a cinarina pode reduzir os níveis de colesterol, se bem que aparentemente não se conheçam mais provas cientificas nesse sentido. Muitos fitoterapeutas e alguns estabelecimentos de alimentação dietética já fornecem aos seus doentes preparados de cinarina baseados na alcachofra, considerados como dotados de muitas propriedades medicinais, incluindo o dar um empurram a fígados preguiçosos.