Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Níveis de açúcar no sangue

COMA
• Fruta e legumes.
• Alimentos com amido em várias refeições pequenas a intervalos regulares.
EVITE
• Excesso de peso.

Quase todos os alimentos de origem vegetal contêm hidratos de carbono que se transformam em açúcares - principalmente glucose - durante o processo digestivo. Absorvida no intestino, a glucose é uma importante fonte de energia do organismo. Alguns hidratos de carbono são armazenados no fígado e nos músculos sob forma de glicogénio, que pode decompor-se e libertar glucose quando as reservas de energia baixam.


Muitas pessoas de meia-idade sofrem de deficiente tolerância à glucose – os níveis de açúcar no sangue demoram muito tempo a voltar ao normal após uma refeição rica em hidratos de carbono. Esta situação é muitas vezes precursora de diabetes e está associada a um aumento do risco de enfarte.

O EXERCÍCIO FÍSICO AJUDA
A tolerância à glucose melhor distribuindo a ingestão de hidratos de carbono por diversas refeições pequenas. O exercício físico regular, que ajuda a transferir a glucose da circulação sanguínea para os músculos, aumenta também a tolerância à glucose. Alimentos como o amido, fruta e legumes ajudam também a diminuir o ritmo de absorção da glucose.
Os níveis de glucose no sangue, regulados por hormonas, entre as quais a insulina, sobem após a ingestão de grande quantidade de hidratos de carbono. Como resposta a este aumento do nível de glucose, o pâncreas segrega insulina, que estimula a remoção de glucose do sangue para o fígado e músculos. Se for segregada insulina a mais, os níveis de sangue diminuem mais do que o necessário, o que pode provocar hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), com suores frios e irritabilidade. A hipoglicemia corrige-se com pequenas quantidades de glucose ou sacarose.

A ARMADILHA DO AÇÚCAR
Como o açúcar entra na corrente sanguínea muito depressa, o seu metabolismo é também rápido, pelo que em 20 – 30 minutos o nível de açúcar no sangue pode cair muito abaixo dos níveis originais, provocando inevitavelmente o desejo de comer doce. Isto dá origem a um círculo vicioso a que se dá o nome de armadilha do açúcar.
A ingestão regular de chocolates, bolachas ou rebuçados pode acalmar temporariamente esta ânsia de açúcar, mas pode igualmente abrir mais o apetite por ele. Uma sanduíche com um creme para barrar vegetal e pepino é muito mais saudável, dando a mesma quantidade de energia e mais nutrientes do que um pequeno chocolate ou uma fatia de bolo coberta de açúcar.