Dores nas costas



COMA • Peixe gordo. • Couve, goiaba, papaia e kiwis. REDUZA • Café, chá e outra bebidas com cafeína.

As dores nas costas podem ter na sua origem variados factores, como uma lesão dos discos intervertebrais, pressão sobre os nervos, mau alinhamento ou inflamação das articulações, ligamentos lesionados ou lesões nas vértebras. Entre outras causas comuns, estão a gravidez, a postura incorrecta, uma cama que sustente bem o corpo, um trabalho que exija o levantamento de objectos pesados ou a prática de um novo desporto sem preparação específica.
Um bom osteopata deverá ser capaz de tratar a maioria das dores de costas, mas, a longo prazo, uma alimentação saudável pode evitar a sua ocorrência.
Não há «curas» nutricionais para as dores nas costas, embora o esforço adicional que a obesidade impõe à coluna possa agravar o problema e um programa sensato de dieta e exercícios para perder peso possa aliviar a dor.
Pode reduzir o risco de problemas das costas com uma dieta que contenha os nutrientes necessários aos ossos e músculos. As proteínas ajudam a formar o forte tecido muscular que as costas necessitam, enquanto as vitaminas do complexo B, em especial a niacina, fortalecem os tecidos nervosos.
Fígado e peixe gordo, como sardinhas e o salmão, são boas fontes de niacina e vitamina D, que participa na absorção de cálcio pelo organismo e é importante para a formação para a formação e manutenção de ossos e nervos saudáveis. Uma porção de 100 gramas de peixe gordo duas vezes por semana fornece o equivalente à dose semanal recomendada destas vitaminas, enquanto os ácidos gordos do peixe ajudam a eliminar as inflamações, reduzindo as dores nas articulações.
A vitamina C é essencial para os ossos e sistema nervoso. A dose diária de vitamina C para um adulto é de 40 gramas – o que se obtém comendo duas porções de couve, manga, uma papaia pequena ou meia-goiaba. Os fumadores, contudo, necessitam do dobro destas doses.
Se sofre de dores nas costas, reduza o consumo de café, chá e qualquer bebida com cafeína, pois este estimulante causa constrição dos finos vasos sanguíneos na extremidade das artérias, reduzindo o fornecimento de sangue e nutrientes aos tendões da coluna, o que pode retardar o processo de cura.
A dor persistente nas costas é um problema comum, sobretudo com o avançar da idade. Mas deve consultar o médico, pois a dor pode ser sintoma de situações mais graves, como osteoporose ou, em caos raros, cancro.





0 comentários:

Enviar um comentário


Posts Mais Populares

PUBLICIDADE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...