Acne



COMA
• Marisco, frutos secos, carne magra de vaca e criação, pelo seu teor de zinco.
• Fruta e legumes frescos, pelo seu teor de vitamina C.
EVITE
• Chocolates e doces
• Aperitivos muito salgados
• Acrescentar açúcar aos alimentos.

Existem vários tipos de acne, uma doença de pele causada pela inflamação dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas, mas o mais comum é o que surge na puberdade, afectando a maioria dos adolescentes de ambos os sexos. Até à pouco, pensava-se - embora sem provas - que a acne era causada pelo elevado teor de açúcar e de gordura numa dieta de, por exemplo, batatas fritas, hamburgers, chocolates e sumos artificiais.
Embora ainda se considere que os alimentos têm alguma relação com o problema, parecem maiores as probabilidades de a doença ser causada por substâncias químicas que contêm iodo do que os principais suspeitos - o açúcar e as gorduras saturadas. De facto, tais substâncias são frequentemente adicionadas ao sal usado em abundância nas batatas fritas, nos salgadinhos e noutros alimentos preparados. Da mesma forma, uma pele má ou sem brilho pode dever-se mais ao que não se come do que ao que se come. E uma dieta à base de alimentos preparados, doces e álcool é pobre em vários minerais e vitaminas essenciais.










De qualquer modo, os adolescentes com acne devem evitar os hidratos de carbono refinados que se encontram nos alimentos açucarados, gordos e fritos, como hamburgers e batatas fritas, nos sumos artificiais e nos doces, e preferir cereais integrais, fruta fresca e legumes, carne magra, fazendo um consumo moderado de óleos poli insaturados.
A acne surge quando as glândulas sebáceas produzem excesso de gordura. A gordura, que é escoada pelos poros, transporta os resíduos de células mortas. Quando isto acontece, as bactérias presentes na pele convertem essa massa em compostos que irritam e rompem as pequenas glândulas, provocando a inflamação e as pústulas.
Algumas pessoas são genericamente predispostas à acne, mas vulgarmente são a tensão emocional e o aumento da actividade das hormonas sexuais associadas à puberdade que estimulam as glândulas sebáceas, especialmente na face, ombros, costas e tórax. Os rapazes têm mais tendência para a acne porque têm um nível de androgénios superior ao das raparigas; mas muitas jovens também sofrem deste problema, especialmente na semana que precede a menstruação.
A investigação sugere que muitas pessoas com acne têm deficiência de zinco. O marisco, frutos secos, a carne magra de vaca e o frango sem pele são boas fontes de zinco, assim como, em menor escala, o leite magro e o iogurte.
A vitamina A, que ajuda a manter a pele saudável, está presente com abundância no fígado e ovos, enquanto o betacaroteno, que o organismo transforma em vitamina A, é fornecido pelos espinafres e cenouras e por certa fruta, como os alperces e as mangas.
Quem sofre de acne deve fazer uma alimentação rica em gorduras poli insaturadas, que, diz-se, também são úteis para combater o problema. Pensa-se que várias vitaminas do complexo B, normalmente fornecidas por uma dieta equilibrada, previnem o aparecimento dos pontos negros e tornam a pele menos gordurosa; a vitamina C, sabe-se (presente na maioria das frutas e legumes), protege contra infecções. A vitamina E, presente no germe do trigo, nos ovos e nos óleos vegetais extraídos a frio, ajuda a curar as lesões da pele.

UM CASO TIPO
Maria, uma jovem extrovertida de 15 anos, tornou-se macambúzia e fechada sobre si própria quando começou a sofrer de acne. Sentia-se feia e, com a cara cheia de borbulhas, achava que nunca iria arranjar namorado. O quarto começou a assemelhar-se a uma farmácia, pois comprava todos os cremes à venda no mercado. Tinha mesmo deixado de comer o seu chocolate preferido, na esperança de melhorar. Até que um amigo lhe falou numa dieta rica em zinco que talvez o ajudasse. Maria seguiu a dieta e verificou que a acne começava a desaparecer. Encontrava finalmente um sistema que resultava e, com a melhoria na pele, recuperou a confiança em si própria.





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